segunda-feira, 11 de abril de 2011

A benção das Burras

2011-04-03
Este é, sem duvida alguma, um passeio obrigatório para os BTTistas: Santo António de Mixões da Serra na freguesia de Valdreu, concelho de Vila Verde - Braga.
Convocados os TapaFurQs, compareceram o Valente, o Filipe, o Pedro, o Zé, o Miguel, o Paulino, o Isá, o Agostinho, o Zé Duarte e o Ang3lo. Teríamos para esta jornada um convidado que apesar dos seus 15 anos, mostrou aos “cotas” como se anda de bicicleta! – Um jovem cheio de pujança e simpatia de seu nome Steven.
Este estava para ser um passeio de 4 estreias:
1 - O A nova bicicleta do Zé, uma bela CUBE branca e vermelha que certamente lhe trará muitas e boas viagens pelos montes fora, parabéns pela aquisição Zé :)








2 – A estreia de umas novas sapatilhas do Agostinho. Foi fora de tempo já que as suas velhas xanatas estavam a ser armadilhadas com 4 kg de chumbo para que a lebre não fugisse – ora bolas!








3 – A estreia do Steven na nossa companhia, esperemos que seja para continuar.
4 - A “estreia mundial” de um GPS que passará a fazer-nos companhia, para assim podermos seguir caminhos que outros já trilharam mas, acima de tudo, partilhar com quem visite o nosso blog caminhos marcados por nós. Tínhamos tudo: as baterias, os suportes, o know how… menos o GPS, esquecido no móvel da sala na gaveta do meio, eheheh, mas se assim não tivesse sido, não teríamos mais esta bela historia para contar.
Animados pelas peripécias no período antes da ordem do dia, por assim dizer, pusemo-nos a caminho do objectivo, movidos pela vontade de, também as nossas burras serem abençoadas pelo Santo António de Mixões da Serra – padroeiro dos animais. Já agora, como sugestão uma breve literatura sobre o assunto em Santo António de Mixões da Serra por José Fernandes.
Para pouparmos tempo fomos por estrada (alcatrão e paralelo) até ao lugar de Ventuzelo na freguesia de Sampriz - Ponte da Barca. Apesar de íngreme e monótona, a subida fazia-se a ritmo descontraído e alegre já que desde há algum tempo os TapafurQs não “ciclavam” todos juntos.
O ponta de lança do pelotão Steven, afirmou no final da subida que nem tinha dado para suar, mas ele tem 15 anos e nessa idade não se pensa, e as coisas (dores de pernas por exemplo) passam ao lado.
Chegados a Ventuzelo, começaram os trilhos pelos quais suspiramos durante a semana. E que dizer das paisagens e dos caminhos empedrados, gastos pelo uso centenário de carros de vacas, marcados para todo o sempre para ninguém se esqueça de como eram os outros tempos?
As fotos não fazem justiça à imponência das montanhas e á paz que se respira por ali, mas sempre fica a ideia.
Chegados ao templo de Santo António, a habitual foto de grupo e a não menos ansiedade pela descida.
Dessa pouco relatamos, mas adjectivamos: espectacular!
Havemos de voltar, assim nos merece Santo António de Mixões da Serra, por outros trilhos e por outras abordagens, mas por agora ficou cumprida mais uma peregrinação obrigatória que os TapaFurQs não poderiam falhar.
Mais fotos em:
Abraços

Sem comentários:

Enviar um comentário