sábado, 11 de agosto de 2012

CORREMOS NAS DUNAS...

CORREMOS NAS DUNAS, SALTAMOS ROCHEDOS, FOMOS À PRAIA E NÃO
FOMOS A BANHOS


Mandam os estatutos que ao domingo se vestem as Lycras. Religiosamente cumprido o preceito dominical, trocamos a volta domingueira pelas voltas de Afife. Em boa hora o fizemos, pois fomos ao casino, passamos pela praia, saltamos nas dunas, subimos rochedos, como na TV, vimos o mar, a serra, a cidade e o campo. Tudo isto numa manhã onde também se pedalou muito e bem.
Respondendo ao desafio lançado pelo Zé-Di, os Tapafuros, dispuseram-se a participar no III Raid BTT de Afife, certamente iludidos pela prespectiva de um passeio à beira mar.


Preparados para mais manhã de BTT

Ainda o cidadão comum, responsavel e ponderado, repousava no Vale dos Lençois", já o grupo se reunia para a ingestão da necessaria dose de cafaina. Apaziguada a necessidade daquele estimulante imprescindivel e que nos permite lidar com o Ângelo de forma minimamente civilizada, fizemo-nos à estrada em direcção a Afiffe.


A perspectiva de uma boa manhã animava.

Por esta altura os animos estavam nos pícaros, e havia mesmo quem tivesse devaneios e visões com grandes areais e reduzidos bikinis.
Devidamente equipados e alinhados, foi hora de assistir impacientemente ao sorteio de variados premios. Steven o nosso benjamim, foi o feliz comtemplado com um capacete, peça imprescindivel para a pratica de BTT.
Sabemos agora que foi um sinal dos Deuses, a dizerem que o homem necessita com urgência de uma cabeça nova, pois a dele revela um mau funcionamento, reiterado todos os domingos de manhã.


Isto é que são fãs…


A impaciência dos BTTistas ia aumentando à medida que o tempo passava sem que se iniciasse a prova. Uns batiam com o pé no chão (diz quem viu que até fazia fumo), outros cruzavam os braços e olhavam para o vazio e outros já so diziam disparates, até que finalmente se iniciou a aventura.


Então isto começa ou não?

À disposição dos participantes estavam duas alternativas. 20 km ou 40km.
A ritmos consideraveis os primeiros 20km brindaram-nos com um percurso diferente do que estavamos  habituados, mas nem por isso menos interessantes. Teve de tudo um pouco. Alcatrão, terra, ecovia, mato, silvas, dunas, descidas tecnicas entre rochas e areia, onde ficou provado que andar de bicicleta era de certeza uma má ideia. Estes km tiveram ainda o condão de transformar a cor da pele dos ciclistas, do género do que foi tentado varias vezes por Michael Jackson, mas em sentido inverso... Parecia-mos mineiros no final de mais um dia de trabalho.


Ângelo todo o terreno

Seguiu-se o reforço, e diga-se em abono da verdade que o mesmo era bem reforçado.
Aqui brilharam os Tapafuros. Era hora de puxar dos galões e pergaminhos e mostrar como se ataca as sandes, a fruta, os sumos, bolos e todos os demais obstaculos que se nos deparassem.

Vem aí os Tapafuros…Será que isto chega?

Por aqui se ficaram dois dos nossos companheiros. Ângelo e Carlos. A pretexto de horarios rigidos e inflexiveis, do genero Trioka/Coelho, estes dois companheiros apenas disponham licença para a primeira parte do raid. Foi já constituída uma comissão de inquerito para averiguar se houve infracção aos estatutos dos Tapafuros e qual a moldura penal a prevista. Parece-me que a mesma se quantifica em litros...
Findo o repasto, iniciou-se o ataque aos restantes 20km. Nada que assustasse uns exprimentados Tapafuros... Logo no inicio começamos com uma subida, e quase que podia acabar o relato por aqui, porque o que se seguiu foram subidas, subidas subidas e ainda mais subidas... Pelo meio umas descidas em que o esforço era igual ou maior ao dispensado nas subidas, tal era o piso das mesmas e a concentração necessaria, sob pena de ter que fazer uma visita de urgência às instalações da Clivez, ilustre patrocinador dos Tapafuros, para uma reconstrução total ao sorriso.
Ficamos assim a sabem que em Afife também há montanha russa. 

Piso macio!
Piso ecológico.
Piso plano.
Piso inclinado.

Piso "à António"

Apesar do elevado grau de dificuldade, os trilhos eram todos eles muito interessantes, onde a força da técnica tinha que ser maior que a técnica da força. (li isto num livro qualquer...e achei que ficava bem aqui)
A paisagem era lindissima, e tinhamos a possibilidade de ver o mar ali tão perto e questionar o que estavamos a fazer ali aquela hora, no cimo da serra, cobertos de suor e pó, estafados em vez de estar a trabalhar para o bronze na praia que se avistava e se tornava cada vez mais apelativa para nós. Parece-me que para além do Steven mais alguem precisa de nova cabeça...


 Solidariedade entre ciclista e bicicleta… Se um está cansado o outro ajuda.

Apesar de tudo, mais uma vez as montanhas se curvaram perante a determinação deste grupo, pelo menos a mim pareceu-me que sim,ou então eram tonturas provocadas pela fadiga. O Km foram vencidos com maior ou menor dificuldade, com um ou outro engano, umas quedas pelo meio, que em nada beliscaram o orgulho o fisico ou as bikes, e no final a satisfação por mais uma manhã bem passada era generalizada entre todos.


Objectivo atingido… mais um dia de excelente convívio.

Partimos, mas prometemos voltar para o ano.
Uma palavra de apreço para a organização, pelo trabalho realizado e que proporcionou momentos de puro btt.
As fotos do evento encontram-se no sitio do costume, que não é um supermercado mas os nossos albuns no Picasa https://picasaweb.google.com/117467929595310129443/5DeAgostoDe2012AFIFE#



Nunca mais é domingo

Boas pedaladas
Zé-Di












Sem comentários:

Enviar um comentário