quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A preparação, as surpresas e a missão secreta.

Não havia dúvidas para a protecção civil: alerta amarelo para o Domingo 13 de Novembro de 2011…esperem a situação passou a laranja no distrito…não não! Amarelo! Agora sim é amarelo…está a ficar torrado…mais um pouco…aí está laranja! Alerta Laranja para Domingo…algo pálido…se calharAmarelou! Amarelou e está esbatido. Conclusão:
A previsão era de chuva para a manhã de Domingo na zona de Ponte da Barca, local para mais uma reunião dos Tapafuros.
A falta de luz na foto não é da maquina, é mesmo ausência de luz natural!!! 7:30 da manhã devem estar a brincar!!!

A dita não apareceu enquanto os elementos iam chegando ao ponto de encontro, á hora combinada.
O escuro do céu cinzento não demovia os sorridentes membros que se iam cumprimentando enquanto picavam o ponto.
Uma das primeiras, corrigindo, duas das primeiras surpresas do dia sairiam do mesmo carro. Os nossos amigos Viana e Agostinho revelariam ao grupo as suas novas montadas, a saber: uma bela KTM Taser e uma Merida 96.
Primeira nota para a ascensão das suspensões totais no seio dos tapafuros: os suspensórios estão em grande, mas também é um facto de somos um grupo de velhotes que já fazem barulhos, quando se levantam da cama ou do sofá, como eheeeeh! e uuurrrgh!. Logo há que dar menos porrada na coluna e salvaguardar o esqueleto.
A habitual brincadeira com o nome do fabricante (engraçada por sinal!) que não tira o brilho à fantástica bike nova do Agostinho.
Esta bicicleta é tão linda que até mete impressão! Parabéns Viana :)

Segunda nota para a significativa melhoria de performance dos ditos cujos, que mais destemidamente se atiraram ás subidas e principalmente às descidas, fruto da maior suavidade que as biclas proporcionam. Ou então estavam-se a armar!
Foi também com enorme felicidade que se juntou a nós o recuperado Vitor, que depois da ultima visita a Ponte da Barca onde sofreu uma violenta queda, exorcizou assim os trilhos Barquenses e a própria bicicleta. Bem vindo Vitor!
Preparado e restabelecido! Grande Vitor!

Com a habitual confusão o grupo foi aumentando, até que, para agradável surpresa nossa, surgem 5 elementos do grupo de BTT de Bravães. Ora aqui está uma situação que muito nos agradou já que nunca tínhamos andado com eles, e ainda por cima, uma estreia em terras Barquenses.
Outra particularidade deste grupo é que tem nas suas fileiras uma ciclista, de seu nome Patrícia, muito simpática e que faz ver a todos nós que andar de bicicleta não é só ter boas máquinas e lycras berrantes.
Apresentações feitas e animados para ao passeio, surge um problema técnico que impede o Miguel e a sua renovada Cube de alinhar connosco. Um problema no travão, mais concretamente uma fuga de óleo detectada pelo Mário, também conhecido por pai do Steven, arrumou os pedais ao companheiro da Cube. Ora bolas!
O Mário sentencia o desfecho da volta para o Miguel, antes de partir! Foi azar companheiro.

Entretanto chega a chuva cuja precipitação precipitou a partida (ficou bonito não ficou?), e fez com que não houvesse o costumeiro momento cafeína, do qual alguns membros nunca chegaram propriamente a recompor-se.

Estávamos em preparação para a Castanhada do dia 20, e por isso impunha-se uma subidinha para fortalecimento das pernas.
Ala que nos vamos diriam nuestros hermanos, muito embora o Filipe Araujo não estivesse presente para o confirmar. O destino seria o Livramento.

Ina outra vez? – Dirão alguns!
E vocês com isso? – Diremos nós.

A explicação é simples, os 700 metros de desnível que proporciona a subida ao alto de Ventuselo é, de facto, um excelente treino, e se aliarmos a isso novos trilhos em terra sempre a subir: temos treino!
Para quem lê isto poderá até pensar numa equipa oficial, em pelotão compacto, a arfarem como malucos monte acima debaixo de chuva, em preparação para as Olimpíadas – nada disso, fazemos as coisas mas, como diria o outro? Com tranquilidade!

A caminho do cume, pausa para o falatório e para o reagrupamento.

Com o Steven, e suas hormonas aos saltos na cabeça do grupo, seguimos até Santa Rita onde fizemos primeira paragem para reagrupamento.
Pouco depois, um telefonema mais urgente para o nosso amigo Fernando (o jovem da Specialized monobraço) fez com que tivéssemos uma outra paragem mais prolongada, já que depois de duas ou três viragens em ruelas num lugar de Vila Nova de Muía fez com que perdesse o rasto dos restantes. Em recuperação (ao estilo SAR) do elemento perdido os Angelos (o próprio e o Miguel Angelo dos BTT Bravães) voltaram atrás até encontrar o Fernando e o João Pedro que tinha aproveitado a paragem do colega para degustar mais 3 bolachas e se viu também na condição de LOST!
Reunido o rebanho, enveredamos por estradões montanhosos rumo ao infinito…ou não.
Mais uma pausa Kit Gato


Foi numa das breves paragens para escolha do estradão seguinte, que o Valente apreciando a paisagem e observando mais atentamente o grupo me perguntou:
- EI ! Onde é que está o Serry?


**************************
Agente Serrafim AKA Agente SG AKA Agente Serry!

Por um trilho em Cabana Maior, em Arcos de Valdevez o agente S infiltrara-se num grupo de lycrosos que malvadamente riam com o facto de todos os caminhos, percorridos até então, serem de dificuldade extrema e inclinação acentuadíssima (maior grau de grandeza do que acentuada).
Alguém exclamou:

- AAAhh! Serryorrrrintorrrrinco! Põe mais umas fitas nesse trrrrilho ingrrrreme pois vamos irrrr porrr aí mesmo! Estou a verrrrificarrrr o meu INCLINITATORRRR e temos que subirrr mais! A Castanhada vai ficarrr na memorrrria de todos ou melhorrrrr nas perrrrnas de todos. MUAHAHAHAHA!
Quem seria o "gizador do mal" de tão duro trajecto?
 
Com um truque de Karaté e uma chíncula (esta expressão é bestial!), o agente Serry colocou mais uma fita num trilho impossível.

**************************
Os tapafurQs e amigos, chegavam ao ponto mais alto da volta, ainda foi discutida a hipótese de subir ao alto do Livramento, mas a roupa molhada e o vento desanimou a tropa. Era hora da diversão, ou seja, vamos descer!!!
Tapa Furos & friends

Não é uma questão de bairrismo, mas que aquela zona é bonita para se ciclar lá isso é!
Trilhos e caminhos abaixo e lá vamos nós agarrados aos travões e sorriso palerma na cara.
Após 25 Km e 1200 m de acumulado (bolas para não dizer pior…!) chegamos ao ponto de partida e verificadas as cebolas dos participantes que usam relógio enquanto andam de bicicleta, constatamos serem apenas 11:15 da manhã.
Ora para além de dar ao pedal gostamos muito de dar …à treta!
Toca a fazer debriefing no café Ermida. Não tardou a que a simpática D. Ana nos servisse uns jarros contendo uma substância que não é possível de identificar mas, ao que parece, leva uvas pisadas!
Nuno em grande estilo, técnica irrepreensível. A dona Ana a pensar na contratação do rapaz (mas sem as lycras que espanta a clientela)

O contentamento era geral, mas em especial três TapafurQs sorriam de orelha a orelha: O Viana e o Agostinho aprovaram as suas novas montadas e começaram a sentir o que é ser "suspensório", por outro lado o Vitor tinha terminado a sua luta interior com uma vitoria, depois de uma queda (e das feias é ainda pior) o regresso ao selim pode ser difícil, mas para o nosso companheiro esse obstáculo foi vencido. Boa!
Duas belas bicicletas e os seus donos (a foto ficaria melhor sem eles)
Um brinde ao regresso do Vitor e aos amigos do BTT Bravães!

Debriefing efectuado e despedidas feitas aos amigos do BTT Bravães, rumamos a casa para mais uma semana de trabalho com o pensamento: Nunca mais é Domingo!


***************************


Segunda-feira 14 de Novembro de 2011, 3:28 da manhã.


O computador assinala a chegada de mais uma mensagem confidencial.
- Consegui infiltrar-me na organização de Arcos de Valdevez, de cognome Terras do Vez, e verifiquei in loco os trilhos escolhidos para a Castanhada.
Já tomei um banho de imersão e passei bálsamo nas pernas para ver se me livro do cansaço mas fora isso foi bestial! Preparemo-nos para um domingo bem passado de BTT junto dos amigos dos Terras do Vez: grande empenho e dedicação na preparação do que prevejo ser uma grande prova.
Agora preciso de dormir…* … estou muito cansado… * … RRRRRRRRR!
Agente SG 


A mensagem secreta foi apagada e um email foi redigido rapidamente e enviado ao grupo:


Companheiros, para Domingo muita diversão e subidas ao picos da Europa... estamos f... lixados!

 ***************************



Fiquem bem e até à Castanhada!


Abraços

Ang3lo

1 comentário:

  1. O que se pode dizer mais? muito bom!... já andava a semana toda á espera deste resumo do vosso mais recente passeio! Parabens! e continuem com as pedaladas! já agora, as novas maquinas do grupo parecem ser espectaculares!

    ResponderEliminar