domingo, 17 de fevereiro de 2013

Pedalar ao lado do rio...

Mais uma manhã de domingo em que alguns elementos do digníssimo clube TapafurQs deixaram o conforto do seu lar e puseram rodas ao ar, rumo a mais uma manhã bem encharcada de puro BTT e gastronomia.

Desta vez apenas cinco ilustres se fizeram representar. As condições climatéricas, assim como as viroses, não têm sido favoráveis a ter um pelotão mais alargado.

O relógio marcava 8:15 e já toda a malta deveria estar reunida. Mas... faltava o quinto elemento que, segundo informações recolhidas, andava um pouco perdido. Mais uns minutos e lá estava ele. No entanto, ainda havia coisas para fazer: o Nuno achou as suas lycras mal amanhadas e vai daí, apronta de imediato um ferro e uma tábua de passar. Além disso, e porque havia que preparar o regresso dos montes, nada melhor do que por o bacalhau a demolhar para fazer umas deliciosas (hmmmmm...) pataniscas!

O Nuno e o bacalhau.
O Nuno em modo dono de casa desesperado.


Após o café, parecia já não chover.
Para sair em pleno ainda havia que controlar as doses de cafeína. Todos os elementos foram submetidos ao controlo e alguns foram dispensados. Como sabem, não é só um ritual, é mesmo obrigação estatutária o cumprimento deste requisito para que a jornada de BTT não receba o chumbo do tribunal tapafurístico.



Aqui fica o relato da volta.

A poucos minutos das 9 horas lançámo-nos ao asfalto, mas apenas alguns metros, claro...
os cinco em jolda s.paio
Os cinco à saída: não perguntem  quem é quem pois foram usados filtros altamente sofisticados como vão poder ver ao longo desta crónica  


A nossa praia são os caminhos. Por estes dias cheios de lama e com eucaliptos tombados. Nada que nos assuste ou desencoraje. Por subidas e descidas lá fomos pedalando. Algumas vezes fora da bicicleta. Ora para limpar caminho ora para fazer face às empinadas subidas.Grande parte da volta foi feita tendo como paisagem o leito do rio. Mas não era um rio qualquer. Era o Rio Cabrão. Cabrão, isso mesmo. Espero que os leitores não me interpretem mal.
O Rio Cabrão e as suas trutas.
Alguns constrangimentos levaram a que cobertura fotográfica não fosse como habitual. Como já referi, as imagens capturadas incluem filtros de difícil execução técnica. Só ao alcance dos melhores. Mais uma vez aqui fica o registo para a excelente qualidade dos profissionais da fotografia que integram este grupo.

Os cinco no meio do bosque.

O JP a desaparecer no meio do bosque

Esta imagem ainda não foi descodificada.
A pouco e pouco a altitude aumentava. A volta era curta mas pontuada por íngremes subidas. A chuva e o frio não permitiam parar para recuperar energias. Mesmo o habitual reforço foi suspenso e as bananas guardadas para uma próxima volta.

Finalmente chegamos ao cume, lá no alto, na conhecida Penedinha de Letrigo. O Paulino registou as horas e as coordenadas. Eram 11:15, estava na hora de voltar para casa.
O Paulino a analisar as coordenadas.
No final, à volta da mesa, sítio onde também nós gostamos de pedalar, desfrutámos de um belo repasto. As fotos continuam com filtros estranhos mas é garantido que a mesa apresentava iguarias como pataniscas, enchidos, azeitonas, uma boa broa... tudo bem regado (mas não pensem que foi pela chuva).

Panorâmica da mesa preparada pelo Vitor.
Faltou apenas dizer que para esta parte da volta contamos ainda com a ajuda do nosso camarada Rui. Como podem ver na foto abaixo, ainda restou um pouco de coca-cola :)

Mais uma bela manhã de BTT e amizade se cumpriu. Balanço positivo. De lamentar as ausências mas na próxima seremos mais. A chuva acompanhou-nos com bastante frequência. As subidas e descidas também.

Despeço-me com amizade e até uma próxima crónica :)

1 comentário:

  1. Excelente crónica, e uma volta bem catita.

    o Pessoal de S.Paio no seu melhor,
    mostra como se faz, e como se recebe.

    Parabéns JP e Vítor, pela volta e pelo debreafing, esteve tudo ao mais alto
    nível!

    Grande Abraço,
    Paulino

    ResponderEliminar