terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Ó Ponte da Barca ó Ponte!

Estimados internautas, antes de vos falar de mais um percurso dos TapafurQs, quero informar-vos que eu sou um candidato a integrar este distinto clube. Devido à sua grandeza, essencialmente pela distinção dos membros que o compõe, o acesso pressupõe um conjunto de rituais (não maçónicos). Um deles é o relato de uma volta domingueira. A avaliação não será tanto pela resenha linguística (verão facilmente as diferenças se se derem ao trabalho de ler as linhas seguintes) mas sim pela quantidade de comentários feitos a esta crónica. Exigiram-me um mínimo de 333 comentários (foi-me explicado que o primeiro dos 3 é pelas vezes que eu faltei, o segundo pela quantidade de cafés ingeridos em todas as voltas que participei e o terceiro porque só os primeiros dois seria muito pouco). Assim sendo, peço-vos que façam uns comentáriozinhos, já mobilizei toda a família mas se não for a vossa participação vou estar condenado a ser um eterno candidato (onde é que eu já ouvi isto!).

Quanto à volta!..... Fantástica
Não foi das que teve maior participação, faltaram alguns TapafurÍstas mas a ausência que mais adoramos foi a do Alone (lá se foi o deferimento da minha candidatura)…..... mentira, foi a do “MILHAFRE”.  Que fantástico percorrer um trilho muito heterogéneo sem ter que desmontar a ginga para tapar furos (quase parece uma contradição, desmontar para tapar!?).
Para completar a dezena de lycrosos tivemos uma novidade no grupo, mais um irmão Barreto. O Carlos.

Onde estão essas montanhas???
No trilho encontramos de tudo, largo e estreito, seco e inundado, regular e irregular, trilhado e virgem. Nada de monotonia.
O excelente percurso teve a particularidade de ter uma linha ascendente longa mas pouco inclinada e com muitos sobe e desce, claro está, mais sobe do que desce. Muito ao jeito dos que gostam do convívio.


Reunida a trupe, hora do show. Montar a ginga e vai de partir.

Vamos lá cambada, vamos aquecer ...
- Que achas Paulino, uma anorética fica-me bem?

Claro está, não estava nos nossos planos desmontar só ao fim de 35Km, isso é para outros artistas. Percorridos 200m toca a desmontar. É necessário aumentar a libertação de adrenalina no sangue. Sim, é verdade, ver as montanhas vergarem já contribui fortemente para isso mas …. uma ajudinha. Hora do café.

Finalmente Paulino, isto estava a demorar a aquecer.

Já com o sangue a “fervilhar” lá estamos nós prontos para seguir o trilho. Antes porém, o Isá ainda resolveu ir ao ponto de partida procurar o Steven. Voltou sozinho.

Olhem só, este trilho é lindo ...

Começamos logo com uns trilhos muito interessantes. Eis que quando chegados a um cruzamento, nós, acabados de sair de um trilho, encontramos a percorrer a estrada os nossos amigos do Terras do Vez e eis que alguém pronuncia em voz alta “Olha o Steven!!!”. Pois é, o nosso companheiro Steven resolveu trocar de ritmos. Trocou o “SlowFox” por um “Quickstep” ou talvez um “Foxtrot”.
É claro que esta questão dos ritmos depende do ponto de vista. Se, por um lado, em questões de pedalada, podemos facilmente metaforizar com os ritmos de dança, por outro lado, um ritmo que envolve cafeína no início, Favaios no meio e branco selecionado no final é demasiado elevado para muitos BTTistas, especialmente para jovens promessas.

Depois da habitual troca de felicitações, convites e galhardetes lá continuamos nós montanha acima. E como é apanágio do povo, “Mais vale prevenir do que remediar”, o Nuno tratou de prevenir-se financeiramente.

- Ainda bem que ACHEI isto aqui no monte!

Galgados um misto de trilhos fantásticos

Há pois é, estes trilhos exigem muita técnica. Vejam como se faz ...
O que é que vocês queriam? Um moleiro precisa de água...
Óh Paulino, isto sim, isto é que é técnica!
Chegamos a Caçapedro, local habitual de reposição de energias. Como habitualmente é vê-los sacar da banana e devorá-la em três tempos – descascá-la, comê-la e deitar a casca fora.
Sabia que: “2 bananas dão energia para 90 minutos de trabalho pesado”. Nós como só transportamos uma (o peso também conta) só pedalamos no máximo 45 minutos (é preciso preservar a máquina).

- Aguardem pela segunda parte ...

Repostas as energias com os alimentos, houve ainda quem pensasse em economizar energias mas a prevenção não foi suficiente. Aproveitamos o momento para a velha questão: “Nuno, pá, o que estás a achar da volta?”

- ACHO que não levantei dinheiro suficiente para comprar uma destas máquinas...
 Reabastecida a máquina é tempo de subir. Subir até às lagoas da Barca, lagoas!?!?! Sim vejam só


Se o destino é o mesmo que o ponto de partida, quem sobe terá obrigatoriamente que descer. E que descidas! Eu quase me atrevia a dizer “por trilhos nunca dantes navegados” (ou talvez trilhados).
O trilho inicialmente previsto não foi seguido, nem de perto. Entre Moleiro, Nuno e Ângelo, o GPS do Paulino limitou-se a registar. Se na última vez que tínhamos feito a Barca o Moleiro presenteou-nos com descidas soberbas, desta vez, os três apresentaram-nos descidas do outro mundo.


Se as primas espanholas da família Giesta tinham visitado a família Barreto numa fase de subida, contemplando o Nuno com tal gesto afetuoso e familiar

Momento registado da visita da prima Alair Giesta ao Nuno

Na descida resolveram fazer uma visita ao irmão Rui. Desta feita, juntaram-se três Calçadas – Alair Calçada; Quedar Calçada e Desabar Calçada. Viesse mais uma e o Rui dar-lhes-ia com a grande bicicleta.

Claro está, quem p'los montes se atrasa depois só tem que se despachar (quase parece um provérbio), vai daí, nada de debriefing. Já não foi possível repor as reservas de glicogénio no músculo com o branco selecionado como vai sendo tradição.

Uma dezena de ciclistas
Mas para a semana há mais.
Entretanto não se esqueçam de comentar para eu passar a fase do “candidato”. OBRIGADO

António Galvão

Mais fotos do passeio AQUI

27 comentários:

  1. Não por teres pedido, mas por mereceres...
    a crónica ficou espectacular!
    muito boa mesmo!
    temos crónista...
    Grande Abraço

    ResponderEliminar
  2. "Futuro" Camarada, estás de parabéns .
    Uma volta porreira com uma crónica ainda melhor.
    Um abraço, e calma, já só faltam 331 comentários, loll.

    ResponderEliminar
  3. Muito boa, parabéns...coragem, falta 330...
    F.Anónimo

    ResponderEliminar
  4. Eu gosto muito do meu pai, ele faz muitas coisas interessantes mas os outros cronistas são mais engraçados. Por favor não o deixem escrever mais.

    ResponderEliminar
  5. Parabéns.
    Como esposa de um lycra-mor gostaria de felicitar o candidato a efetivo TapaFurQs.
    Já só faltam 328 comentários.
    MJ

    ResponderEliminar
  6. Pois aqui fica também o meu contributo: com esta crónica o caloiro António deu mais uma pedalada firme no trilho que o levará a ser membro efectivo do TapafurQs, o melhor clube de BTT de toda a via láctea. :)
    E já só faltam... 327?!?!

    ResponderEliminar
  7. Aqui vai mais um ...faltam 326...não desistas...no próximo domingo levas o portatil para Vieira do Minho e encontrarás alguns que tenham vontade de comentar...se o frioooooooooooooo deixar... Abraço companheiro...é sempre um prazer que estejas presente nas voltas domingueiras.

    ResponderEliminar
  8. Se os comentários dos "padrinhos" valem por muitos outros, então já deves estar com..... aaaahhh é fazer as contas :P
    Muito bem companheiro, assim se vê que as tuas mãos escrevem com a destreza, e a tua criatividade fervilha com a pujança com que as pernas empurram os pedais.
    Aguardo já pela próxima crónica. :)
    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Força amigo. Saíste-te muito bem na crónica. Parabéns! Lanço-e um desafio: fazeres a crónica do próximo domingo do Passeio em BTT da Rota do Fumeiro, em Vieira do Minho, onde iremos estar, para uma parceria/ publicação conjunta nos Grupos Tapa furos e Dar ao Ped@L. Há e já agora não se esqueçam das máquinas fotográficas, para a reportagem. Até domingo

    ResponderEliminar
  10. Aqui segue o meu contributo para a inclusão do António no grupo!
    Já pensaram em fazer uma petição online?!
    Tenho pena de não ser daí da vossa zona!...
    Quando partilharmos presença numa prova qualquer, faço questão de vos ir cumprimentar!

    Um abraço a todos!

    ResponderEliminar
  11. Grande António, por estradas, caminhos, lamedas, rios, montanhas, canadas, lama, frio, porrada. Ai que o corpo doi mas a alma está limpa, e por isso as crónicas estão do melhor.
    Um abraço e força.

    ResponderEliminar
  12. POR MIM PODE CONTINUAR A TRILHAR E COMPARTILHAR CONNOSCO AS SUAS AVENTURAS. CONTINUAÇÃO DE BONS PASSEIOS.
    JORGE OLIVEIRA - RIO TINTO - PORTO

    ResponderEliminar
  13. Força Amigo António, as bicicletas são grandes amigas, só vão para onde quisermos, mas sempre com o nosso esforço, as vezes desmedido. Neste aspeto não tenho dúvidas que tu irás muito longe. És sem dúvida uma mais valia para o clube.
    Um abraço. PB.

    ResponderEliminar
  14. Se a intenção é dizer que não nasceste com veia poética, então eu digo «O Galvão escreve muito mal!», mas na verdade surpreendes-me sempre. Até na escrita, minha paixão.

    Cláudia

    ResponderEliminar
  15. Olá António, diz o ditado "quem sempre espera sempre alcança". Por isso, força que estás no bom caminho :). Abraço

    ResponderEliminar
  16. Em meu nome e em nome do meu "des"governo queria dar os parabéns ao António pela excelente crónica.
    Queria dizer também, que sou um leitor assíduo do vosso blog e gosto muito de ver que voçês não são nada piegas, mas sim malucos !!!!!! Para trabalhar não se levantam voçês ás 6 da manhã !!!!!!!
    Mas fazem bem!!! eu também não !!!!!
    Conto com o vosso esforço para poder subir"muito gosto eu desta palavra"........ os montes nunca antes trilhados e que nunca vos falte as forças ..... nas pernas!!!!
    Um forte abraço,
    Pedro Passos Coelho

    ResponderEliminar
  17. Pois se o clube é distinto e os seus membros também, o António terá que passar de candidato a membro rapidamente.
    Aqui está uma excelente crónica digna de um ilustre candidato. Parabéns António e continua a pedalar sempre com um bom ritmo, iniciando com a cafeína, intercalando com o Favaios e terminando com um bom branco.
    E aqui vai um brinde ao futuro membro.
    Um beijo da Cami.

    ResponderEliminar
  18. Já só faltam 316 para o Sº Bartolomeu.
    Ups, não era para escrever sobre isto!!!!!
    António, excelente crónica de uma volta na melhor terra do mundo " A tua"
    O pior foi aquela subida da pedreira que era maior que a minha roda 29".
    Pelo que estou a ver vais conseguir obter todos os comentários, mas para uma entrada efectiva neste clube vais ter de fazer outro Debrifing. No anterior eu não estava e ainda hoje sonho com aquelas pataniscas de bacalhau.
    Um Abraço: Rui Barreto

    ResponderEliminar
  19. Muitos parabéns ao meu tio Tone. Embora ainda não saiba ler gostei muito de ouvir a crónica. Espero também um dia fazer parte deste grande clube de BTT, os TapafurQs.
    André Galvão

    ResponderEliminar
  20. Olá Galvão, há muito que não ouvia falar dos teus projetos. Sempre a pensar no futuro...hein. O petróleo sempre a subir e o dinheiro na carteira sempre a descer. Por isso o BTT estará na moda aí ao virar da esquina. É sempre uma solução. Felicidades e um abraço

    Do amigo João Vítor Silva

    ResponderEliminar
  21. Muito bem chefe Galvão.

    Já sabes como é, nestas coisas estamos prontos para ajudar.
    E não te preocupes o teu texto está muito bem. Relatas o evento com o que te vai na alma.

    cumprimentos.
    Jorge Coelho

    ResponderEliminar
  22. Muitos parabéns. As fotos estão muito boas e a crónica também. Parece ter sido bem divertido. Agora acho que já tens potencial para pertenceres ao grupo...333 comentários é muita fruta. Boa sorte

    ResponderEliminar
  23. Muito bem.... até podes ser nomeado cronista de serviço porque tens futuro.
    um abraço´
    José Duarte

    ResponderEliminar
  24. O António provou que tem os atributos necessários para pertencer de pleno direito ao TapafurQs. Acreditem que não é fácil! Mas ele conseguiu e, creio, sem esforço!
    Abraço e nunca mais é domingo carago...

    ResponderEliminar
  25. Olá António,
    Só mesmo tu para te meteres numa aventura destas...quem diria que a pedalada te ia dar a volta à cabeça???
    Bem...tu provaste que tens garra e adrenalina suficientes para pertencer ao projeto dos TapafurQs e, ainda por cima, sabes dar um ar de cronista!!!Só mesmo tu!!!
    Parabéns pela iniciativa, boa sorte e ...muita pedalada!

    Bjs,Ana (Braga)

    ResponderEliminar
  26. Companheiro, fico feliz por ver que continuas em grande e finalmente com juízo! Pedalar só te faz é bem...é preciso é controlar as pedras propícias a furos.

    Pelas imagens e do que conheço de ti, já te deviam ter dado o título de efetivo!
    Um grande abraço e boas pedaladas!

    Rui Costa

    ResponderEliminar
  27. Só vou comentar porque me fizeste rir com "dezena de lycrosos".

    Que tudo corra bem.

    ResponderEliminar